TECIDO CARTILAGINOSO


Fundamentos Teóricos 

        A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo caracterizado pela sua consistência firme e elasticidade. Esse tecido é constituido de células denominadas condrócitos e uma matriz extracelular a qual é produzida por essas células. Diferente dos outros tecidos conjuntivos, a cartilagem é um tecido avascular e portanto, sua nutrição ocorre por difusão de substâncias entre os vasos sanguíneos do tecido conjuntivo circunjacente e os condrócitos. A maioria das cartilagens estão revestidas por um tecido conjuntivo denso bem vascularizado denominado de pericôndrio. A camada mais externa do pericôndrio  tem fibras colágenas em abundância e é chamado de pericôndrio fibroso enquanto que a camada interna, denominada pericôndrio condrogênico, apresenta muitas células que originam as células cartilaginosas. Os condrócitos estão isolados em pequenas cavidades no interior da matriz, denominadas de lacunas. Entretanto, algumas dessas lacunas podem estar extremamente próximas, separadas apenas por uma fina porção de matriz . Estes arranjos de lacunas chamados de grupos isogênicos, são uma característica que ajuda no reconhecimento desse tecido. A matriz ao redor  de cada  grupo isogênico cora mais fortemente  formando a matriz territorial (cápsula).  As áreas entre estas matrizes, as quais são menos coradas, formam a matriz interritorial.  Ao Microscópio óptico , os cóndrócitos aparecem arredondados e com um citoplasma basófilo porque eles contêm grandes quantidades de retículo endoplasmático.
    O crescimento da cartilagem ocorre por dois mecanismo diferentes: crescimento intersticial e crescimento aposicional. O crescimento intersticial consiste de divisões mitóticas de condrócitos e a secreção  de nova matriz entre as células filhas levam  a uma expansão da cartilagem. Portanto, esse processo forma nova cartilagem no interior da massa cartilaginosa. No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. Neste processo , as novas células cartilaginosas, denominadas de condroblastos, são derivadas da camada interna do pericôndrio.
    A matriz cartilaginosa consiste de fibrilas colagenas (predominantemente colágeno tipo II) e substância fundamental amorfa a qual é formada principalmente de proteoglicanas (proteinas+glicosaminoglicanas). As glicosaminoglicanas específicas da cartilagem são condroitina-4 e condroitina-6 sulfato e ácido hialurônico. Estes compostos da substância fundamental fornece a cartilagem sua consistência firme e permite a nutrição de suas células.
A classificação da cartilagem é baseada sobre as diferenças na abundância e tipo de fibras na matriz. Existem 3 tipos de cartilagem:hialina, elástica e fibrocartilagem.
    A cartilagem hialina é o tipo mais comum e é encontrado no anel da traquéia, laringe, brônquio, e na superfície das articulações dos ossos. Essa cartilagem também constitui  o esqueleto fetal e realiza um papel importante no crescimento de muitos ossos. A cartilagem hialina é caracterizada por uma matriz homogênea amorfa e  isto é devido em parte pelo pequeno tamanho das fibrilas colágenas e em parte pelo fato de que a substância fundamental e o colágeno tem aproximadamente o mesmo índice refratário. Esse tipo de cartilagem apresenta grupos isogênicos e pericôndrio.
    A cartilagem elástica contém fibras elásticas na matriz. Essas fibras são demonstradas apenas com colorações especiais como, por exemplo, resorcina-fucsina e orceina. Semelhante a cartilagem hialina , a cartilagem elástica também contém fibrilas colágenas(colágeno tipo II) na sua matriz, grupos isogênicos e pericôndrio. A cartilagem elástica é encontrada na orelha externa, tuba auditiva e em algumas cartilagens da laringe.
    A fibrocartilagem ou cartilagem fibrosa consiste de feixes de fibras colágenas (colágeno tipo I) entre fileiras de condrócitos. A fibrocartilagem é encontrada nos discos intervertebrais, na sínfise púbica e nas inserções dos tendões ou ligamentos.


ATLAS - INDEXHP - TecidosHP - Tecido Cartilaginoso